Stop Despejos solidária com o povo de Palestina

As horrivéis imagens que durante os últimos dias nos chegaram de Jerusalém e de Gaza merecem uma reflexão e um esclarecimento.

Pensar que a comunidade palestina em Jerusalém começou esta revolta apenas por causa de um despejo colectivo de quatro famílias (com dez crianças no total) decidido pela Supremo Tribunal de Israél seria desonesto; por detrás do qual, existe um sistema político e institucional que há décadas utiliza qualquer medida possível para cumprir um plano de limpeza étnica contra o povo árabe.
Porém, é inegável que os despejos são e sempre serão, uma das formas mais facilmente praticáveis por qualquer tipo de entidade institucionalizada para a realização dos próprios desejos de um território mais atrativo para quem pertence a uma etnia ou a uma classe mais “leal” aos seus interesses.
O que está a acontecer permite-nos também esclarecer definitivamente um ponto sobre a Stop Despejos: a nossa atividade está claramente focada em Lisboa e na sua área urbana, mas é extremamente importante para nós que seja clara a dimensão internacionalista e anticapitalista da nossa luta.

Não acreditamos nos eslógans que reivindicam as casas só para os lisboetas, os portugueses ou qualquer outro tipo de discurso de exclusão de uma condição que, para nós, tem que ser cumprida universalmente (de formas legais ou não) para cada pessoa, apesar da cor da sua pele, da sua nacionalidade, religião, etnia, orientação sexual e todas as outras formas que tentam categorizar as pessoas para as por, no momento certo, as umas contra as outras.

As prácticas às quais assistimos em Israel poderão acontecer também aqui, com uma desculpa diferente, seja a gentrificação, a “requalificação”, ou a “criminalidade”.

Quando chegar o momento, precisaremos de unidade e solidariedade; estas são as únicas formas eficazes de luta contra qualquer tipo de abuso e violência levadas para quem, como sempre, utiliza a vida das pessoas para a própria vantagem, económica ou política.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s